27 setembro 2012

Aprendendo a conviver com as Diferenças


São as diferenças que nos tornam especiais e que atraem as pessoas.
Ser igual é chato, sem graça e banal.

Oi pessoas!

As pessoas reclamam tanto da solidão, da distância, de estar no meio de tanta gente e se sentirem sozinhos, ou de que não são vistos como são, que não são amados como queriam...
Mas essas mesmas pessoas não percebem que elas mesmo afastam as pessoas, seja com suas exigências, ou com as suas regras "adequadas" para que as pessoas tenham o passe livre de entrar nos seus mundos particulares e poderem compartilharem de sua vida.

Não somos nós mesmo que estamos afastando as pessoas de nossas vidas?
Não exigimos demais dos outros que sejam e que pensem como nós, esquecendo que somos pessoas únicas, com pensamentos diferentes, opiniões diferentes e manias diferentes?

Se julgamos tanto sermos únicos e especiais, porque não sabemos conviver com pessoas diferentes como nós? Abra sua mente! 
Deixe pessoas novas, experiências novas, pensamentos novos entrarem em sua vida.

Viver é se deixar livre para o que der e vier. Viver é ter liberdade e dar liberdade.
Reflita.

Brendinha Oliveira 


Vivemos uma era de inclusão, respeito e tolerância com a diferença do próximo. A internet e suas redes sociais vieram para consolidar esta façanha. Se queremos uma sociedade cada vez mais justa e democrática, pra quê vamos excluir uma pessoa da nossa roda de amizade só porque ela gosta de pessoas do mesmo sexo? Se ela é um ser humano, uma pessoa provida de inteligência e boa índole, não faz mais sentido aquele comportamento de risos e deboches descarregados neles até recentemente.

Fico frustrada quando estou em rodas de conversas e o assunto cai no questionamento se o fulano ou a fulana é ou não gay? Penso que se ela ou ele for - isso só cabe para aquela pessoa. Não tem porque nos metermos no que eles estão fazendo ou deixando de fazer (em relacionamentos). O resultado final não fará a mínima diferença, pois a geração atual não tolera mais a condenação e exclusão destas pessoas. Logo, se a mulher ou o homem não tornaram público a opção de vida deles, não cabe a nós levantar esta questão.

"Viver é enfrentar um problema atrás do outro. O modo como você o encara é que faz a diferença."


Não é novidade para ninguém que a sociedade atual caminha para uma geração cada vez mais mente aberta.Hoje se busca unir todas as tribos, ao invés de isolar. Virou cafona, anti-social e repugnante discriminar uma pessoa só porque ela é negra, aidética, gay, entre outras características que era motivo de exclusão de grupos para o convívio social.

Deixo aqui um texto um tanto verdadeiro e que admiro:


Depois de algum tempo, você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.

E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la, por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.

Descobre que se levam anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.

Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos. Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto. Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.

Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências. Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.

Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.

Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama, contudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo. Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.

Portanto... plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!"
William Shakespeare

Eu aprendi...
...que ignorar os fatos não os altera;

Eu aprendi...
...que quando você planeja se nivelar com alguém, apenas esta permitindo que essa pessoa continue a magoar você;

Eu aprendi...
...que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas;

Eu aprendi...
...que ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa;

Eu aprendi...
...que a vida é dura, mas eu sou mais ainda;

Eu aprendi...
...que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu.

Eu aprendi...
...que quando o ancoradouro se torna amargo a felicidade vai aportar em outro lugar;

Eu aprendi...
...que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito;

Eu aprendi...
...que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você esta escalando-a;

Eu aprendi...
...que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer.
(Boa noite , Amor )
William Shakespeare
E Você? Sabe conviver com as diferenças ou ainda tem dificuldades em compreender as particularidades de cada um?Você se sente sozinho? Será que não está afastando as pessoas? Abra sua mente!
Abraço!Brendinha Oliveira



4 comentários:

  1. Nossa migs q post showdi !!

    Verdade seria bom se tds pensassem q ngm é igual a ngm e viva as diferenças !!

    Bjux gata

    ResponderExcluir
  2. Amei o que vc escreveu, concordo com tudo, sem retirar em nem por... Antigamente eu pensava assim, mas nem sempre conseguia colocar tudo isso na prática!!! Pq acredite ou não na prática isso é mais dificil... as vezes,sem querer e sem perceber, tomamos julgamentos, defendemos nossas opiniões, criticamos uma atitude ou outra por falta de empatia.. ( tentar se colocar no lugar do outro...) Ultimamente tenho tentado aplicar isso a minha vida, olhar os detalhes com sensibilidade, olhar para as pessoas como seres únicos,tentando aprender mais, observar mais e falar menos.. e qdo não concordo com algo, estou tentando ser mais compreensiva e aprendendo a colocar meu ponto de vista, sem magoar...pq acredito que estamos em constante crescimento e ninguém é o dono da razão.. Parabéns pelo post cunha! Muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Pois é menina, muitos casais brigam e se separam porque não respeitam as diferenças, ninguém é igual.
    Temos que aprender isso né.
    Estava inspirada e com saudade de escrever meus textos. hehehe.
    beijinhos linda e rumo a HairBeauty! \o/

    ResponderExcluir
  4. Se eu posso amar ou simplesmente aceitar as pessoas como elas são, pq nem sempre a recíproca é verdadeira? Seria justo se fosse assim... mas o mundo está preocupado demais em defender suas teorias, razões e pouco interessado em aprender a ouvir algo a mais com o próximo... algo novo, diferente, que nos faça evoluir e crescer. Hoje entendo as coisas dessa forma.. não deixei de defender minhas opiniões... continuo com algumas convicções... mas entendo que a vida já me ensinou a aceitar o que não posso mudar, a aceitar as diferenças e acima de tudo a respeitar o meu próximo como ele é...
    O sofrimento e as circunstâncias me deixaram mais ponderada, um pouco menos crítica, estou aprendendo a observar mais o mundo a minha volta, a falar um pouco menos, tentando mudar algumas atitudes e alguns defeitos que me atrapalham... acredito que cada pessoa tenha sua própria história e cada uma viva experiências diferentes e únicas.. por isso não podemos julgar, nos comparar a ninguém e sim tentar aprender ou aceitar o pq tal pessoa é assim...
    Depois que comecei a pensar dessa forma, ficou até mais fácil perdoar, passar por cima de algumas coisas... acredito que Deus nos fez assim para que possamos aprender a lidar com o diferente, afinal o mundo seria muito chato se todas as pessoas fossem iguais... Roberta Oliveira. ( escrevi isso no meu face no dia 15 de setembro ). Achei bem legal! rsrs

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho aqui e faça uma blogueira feliz! :D